Novo estudo confirma que os humanos gostam mais de cães do que dos outros humanos

Naquela que deverá ser a notícia menos surpreendente de sempre, parece que um novo estudo veio confirmar aquilo que todos nós já sabíamos. Não há nada que possamos dizer sobre cães que já não tenha sido dito ou constatado anteriormente.

Os cães são das criaturas mais puras e maravilhosas à face do nosso planeta e nós não fizemos nada para os merecer. Na verdade, enquanto espécie, gostamos tanto deles que ficamos mais assustado que lhes aconteça alguma coisa do que se acontecer alguma coisa a outro humano…

Alguns sociólogos e antropologistas da Universidade do Colorado trataram de realizar um estudo onde colocaram 256 alunos universitários a lerem duas notícia fictícias, com o intuito de explorar os seus níveis de empatia em duas situações diferentes: numa história onde um adulto era violentamente agredido e noutra onde em vez de um adulto, tínhamos um cão nesse papel.

Como todos podemos prever, os resultados mostraram que os participantes do estudo mostraram muito mais empatia para com o cão do que para com o adulto:

“Constatámos que existe mais empatia para as vítimas que são crianças e que são cães, sejam eles bebés ou adultos. A empatia para com os cães superou a empatia para com os humanos facilmente”, relatou um dos investigadores do estudo.

Surpreendidos ou nem por isso?