O dia em que Danny Trejo participou num motim na prisão ao som de “Hey Jude”, dos Beatles

O aspecto rude de Danny Trejo não é uma casualidade, nem tem que ver unicamente com a sua capacidade enquanto actor. Danny viveu realmente situações extremas: não só passou dois anos na prisão como conseguiu até participar num motim no interior da mesma, tudo enquanto passava a música “Hey Jude”, dos Beatles…

Nos anos 70, Danny foi sentenciado por posse de drogas e roubo à mão armada e como poderemos ver em breve num documentário sobre a sua vida, desde os 8 anos que começou a consumir marijuana, sendo que aos 12 tornou-se viciado em heroína.

Recentemente, numa entrevista, ele recordou algumas passagens da sua vida e falou, claro está, do tempo em que esteve preso, fazendo um paralelismo com o período de confinamento ao qual praticamente o mundo inteiro esteve submetido devido à pandemia:

“Para mim é bastante divertido. Eu já estive 18 meses lá dentro! E comparado com esses tempos, isto é um tempo morto em casa. Posso ir ao jardim, tenho uma piscina e tenho boa comida. Na prisão, davam-te um prato de comidas processadas todas ao molho. Nos primeiros dias, dizes para ti que não vais comer aquela porcaria mas depois…”, disse Danny em entrevista.

Ele continuou: “Há dois tipos de pessoa não prisão. Os predadores e as presas. E tens que decidir qual dos dois vais ser quando acordar, mas sempre ciente de que tu podes decidir ser o predador quando outro alguém pode decidir que tu vais ser a presa. É provavelmente o sítio de maior tensão onde podes estar”.

E bem, tanta tensão pode gerar o desastre a qualquer instante, como o actor relatou, sendo que ele falou do caso de um motim que viveu na prisão ao som do quarteto de Loverpool: “Há sempre muito barulho e caos na prisão. A certo dia, começou a dar a música dos Beatles no rádio do guarda prisional e começamos todos a ouvi-la. Cada vez se fazia mais silêncio e depois as coisas descontrolaram-se, sempre ao som da música”-

Esperemos que isto possa ser retratado no documentário que está para sair na estrela de Machete.