O Facebook e a Ray-Ban estão a trabalhar em conjunto para desenvolverem óculos inteligentes

Recordam-se dos Google Glass? Não? Bem, talvez porque foi um projecto tecnológico sem grande sucesso, ainda que prometesse muito. Mas desta vez parece ser diferente. Em busca de criar dispositivos de realidade aumentada, o Facebook e a Ray-Ban estão a trabalhar juntos para nos tentarem presentear com algo completamente surpreendente…

Assim, a famosa rede social aliou-se com a Luxottica, empresa matriz de marcas como a Ray-Ban e a Oakley, para desenvolver uns óculos de realidade aumentada, um projecto que até agora se conhece como Orion e que procura substituir os smartphones.

Este dispositivo realizaria basicamente tudo o que um smartphone nos dias que correm consegue fazer, tais como chamadas ou mostrar informações e imagens nas lentes. Desta maneira, poderias fazer vídeochamadas ou vídeos através dos teus óculos. Foi no ano de 2014 que o Facebook adquiriu o Oculus para entrar no mundo da realidade virtual e desde então, tem lançado uma série de equipamentos de RV, sobretudo para jogos do género.

De acordo com o que também reportou a CNBC, o Facebook quer adicionar um assistente de voz com inteligência artificial para activar distintas características através de comandos de voz, assim como sensores de movimento.

Tudo seria bastante complicado para criar uns óculos funcionais e cómodos, pelo que é provável que teremos de esperar uns aninhos para vermos dispositivos assim. Um possível lançamento prevê-se entre os anos de 2023-2025.

Preparados?