O Luxemburgo acabou de tornar todos os seus transportes públicos gratuitos

Pois é, o Luxemburgo está em vias de se tornar o primeiro país do mundo inteiro cujos transportes público são gratuitos para toda a gente. Sim, leste bem. Nunca mais vão ver pessoas a comprar bilhetes de comboio ou de autocarro por lá.

Conhece um bocadinho melhor a medida…

De acordo com o que reportou o Guardian, as taxas nos transportes públicos deixarão de existir no verão de 2019, como parte do plano do governo liderado por Xavier Bettel, que foi recentemente reeleito como primeiro ministro, ainda que por pouco.

A verdade é que a sua atitude sempre foi “positiva” neste sentido: para teres noção, as viagens por lá têm um preço de cerca de 2€ por duas horas de viagem, o que pode não parecer muito até perceberemos que o Luxemburgo é o 7º. país mais pequeno da Europa.

O governo também introduziu uma política de borla nos transportes para todos os jovens abaixo dos 20 anos e até os estudantes do ensino secundário terão autocarros gratuitos que os transportam de casa até à escola e vice-versa.

O Independent reporta que o sistema de transportes do país custa cerca de 1 bilião de euros todos os anos para operar, o que nos leva a perguntar o que irá fazer o governo para cobrir todos esses custos quando, pelo menos no próximo ano, ninguém irá pagar por transportes…

Tinhas ideia?