O mundo tem um novo problema de poluição: as máscaras utilizadas durante o surto de COVID-19

O mundo está a enfrentar novos problemas ambientais dada a irresponsabilidade de algumas pessoas a o desfazerem-se das suas máscaras. Alguns grupos activistas avisaram de que este arremesso de máscaras sem critério podem causar perigo à vida marinha. Entretanto, especialistas também explicaram que máscaras utilizadas por pacientes infectados com o coronavírus podem causar uma ameaça à saúde da população.

Em alguns países, como em Hong Kong por exemplo, consta-se que é possível encontrar máscaras gastas em praias e até nas ruas, o que é uma prática perigosa, dado que muitas dessas máscaras vão eventualmente acabar por perturbar criaturas marinhas, como tartarugas ou golfinhos, que podem inclusive confundi-las com comida…

Para além disso, um artigo do South China Morning Post explica que que muitas máscaras têm sido atiradas para estradas e passeios por toda a Ásia. O mesmo artigo explica que com isto, os riscos que advêm são óbvios: “Algumas das máscaras podem ter sido utilizadas por pessoas infectadas, o que adiciona uma ameaça ainda maior. A infecção pode viver durante horas e até mesmo dias em humidade e pode ser transferida facilmente ao toque”.

O que dizer?