Objecto do espaço envia sinais à Terra a cada 16 dias

Os cientistas estão agora a tentar perceber porque é que um objecto misterioso se encontra a transmitir sinais para a Terra a cada 16 dias. O objecto em questão situa-se a 500 milhões de anos luz de nós e apesar de os profissionais não saberem a causa do fenómeno, estão a reconhecer o processo como o primeiro padrão de transmissão de ondas de rádio de forma rápida no espaço profundo.

Os sinais têm confundido os cientistas já desde que começaram a ser enviados, no ano de 2007, e a frequência tem sido sempre a mesma…

Este novo fenómeno mostra que duas ondas rádio são emitidas por hora durante quatro dias e depois, ausentam-se durante 12 dias, sendo que o ciclo se repete no 16º. dia, sugerindo que algo as está a controlar.

Duncan Lorimel, astrofísico da Universidade de West Virginia, explicou à Science News: “Isto é muito significante. Vai potencialmente levar-nos a um caminho muito interessante para que consigamos descobrir a origem destas emissões repetidas de sinais”.

Apesar de a equipa de cientistas não saber exactamente o que está a causar esta transmissão, eles já descartaram algumas possibilidades, como por exemplo a de extraterrestres. Leon Oostrum, do Netherlands Institute for Radio Astronomy, disse ao Sun: “Se fossem extraterrestres, a emissão seria mais rápida, porque um período de 16 dias não seria eficiente para a comunicação. Imaginem receber um sinal a cada 16 dias – demorava uma eternidade para obter uma mensagem”.

Que é curioso, lá isso é.