Operação matemática simples está a dividir a internet e ninguém sabe a resposta

Pois é, sabemos o quão exacta e áurea a matemática mas uma operação tem andado a circular na internet e a deixar toda a gente confusa. Basicamente, a conclusão é de que a operação em questão tem duas respostas corretas, sendo que é necessária a geografia para o explicar.

O melhor é tentares resolver por ti próprio/a primeiro:

Certamente que não tiveste grande dificuldade – bastou utilizares o que sabes de matemática. Se a tua resposta foi 16, estás certo. Mas se respondeste 1…também estás correto. Isto porque na realidade existem dois métodos para resolver a operação, que varia dependendo do lugar em que nasceste, daí termos referido que a geografia toma um lugar importante neste caso…

O primeiro método de resolução, que é o que se utiliza actualmente, é o PEDMAS, que diz que primeiro tens de resolver o que está dentro de parênteses, depois expoentes caso existam, multiplicações, divisões, somas e subtrações por esta ordem. De acordo com o isto, primeiro resolvias o que está entre parênteses 8/2(4) e respetivas divisões, ficando com 4(4). Por fim, as multiplicações e ficavas com 4×4 = 16.

A verdade é que também existe o método BODMAS, em que a ordem das operações muda: primeiro parênteses, depois potências e raízes, divisão, multiplicação, soma e subtração. Assim, ficávamos com 8/2(4), e depois com o resultante dos parênteses, ficando com 8/8, que daria 1.

O que dizer? E que resposta darias tu?