Os cães conseguem reconhecer quem é má pessoa, de acordo com a ciência

Existe alguma coisa má nos cães? Não precisas de responder, porque nós já sabemos. “Não”, é a resposta. Os cães são incríveis e não há nada a mudar neles. Na verdade, a ciência veio mesmo explicar que os cães conseguem mesmo reconhecer quem é má pessoa.

Enquanto a maior parte das pessoas que têm um cão conseguem, de facto, comprovar a legitimidade desta afirmação, um novo estudo veio confirmá-lo também, para os mais cépticos…

Os cães conseguem ter grandes capacidades sociais e, a juntar à capacidade de perceberem bem quando estás feliz, triste ou irritado, o estudo mostrou também que eles conseguem sentir quando uma pessoa é de confiança ou não, de acordo com algumas “pistas” que estas mesmas pessoas dão.

O estudo foi publicado no Animal Cognition e foi liderado por Akiko Takaoka, da Universidade de Quioto, no Japão, sendo que consistiu em juntar um grupo de 34 cães e por três vezes diferentes, fazerem-lhe gestos a “apontar”.

Na primeira ronda, apontaram-lhes a um recipiente com comida e na segunda ronda, apontaram-lhes a um recipiente vazio. A terceira ronda consistiu em apontar para um recipiente com comida também mas desta vez, algo interessante aconteceu: menos cães responderam ao gesto.

O líder do estudo confirma: “Estes resultados sugerem que não só os cães têm uma habilidade incrível de perceber o que os humanos querem dizer ao apontar para determinado sítio como também permite inferir que os mesmos conseguem perceber quem os está a enganar e quem é de confiança ou não”.

Takaoka adicionou: “Os cães têm uma inteligência social mais sofisticada do que aquilo que nós pensamos. Esta inteligência evoluiu de forma natural ao longo da sua história em conjunto com os humanos”.

Ah pois é…