Os homens devem secar o pénis depois de urinar

As mulheres cresceram a aprender quais os cuidados a ter depois de urinar, das relações sexuais ou de tomar banho. O reflexo disso está nas prateleiras do supermercado, sendo que existe uma vasta gama de sabonetes para essa parte do corpo. Por outro lado, no caso dos homens, os cuidados com o órgão sexual não estão ao mesmo nível, mas será que há alguma coisa a justificar essa diferença no cuidado?

De acordo com o Dr. Sidney Glina, urologista do Hospital Israelita Albert Einstein, não. Ele explicou:

“É uma questão de higiene e saúde. Há uma educação maior quando se trata do sexo feminino em relação à região íntima mas tanto homens quanto mulheres devem olhar com atenção especial para os cuidados com essa parte do corpo”.

Ele explicou também: “Os homens que têm o prepúcio longo (pele que cobre a glande), por exemplo, devem secar o pénis após urinar, assim como as mulheres sempre fazem com a vagina. Mesmo os homens circuncidados que não terminem a micção completamente também devem ter esse cuidado. O que acontece frequentemente é que com a pressa de terminarem de urinar, fica sempre um pouco de urina na uretra, que extravasa e deixa o pénis húmido, bem como a roupa”.

A higiene não para por aqui: durante o banho, a limpeza correta deve ser feita ao trazer o prepúcio para trás, lavando todo o pénis com a água e o sabão do próprio banho. Depois, o órgão deve ser enxugado.

O que dizer?

FONTE: Drauzio