País com 12 milhões de habitantes tem apenas quatro ventiladores

Com a pandemia de coronavírus, que já infectou mais de 2 milhões de pessoas no mundo e matou mais de 150 mil, um equipamento médico tem sido verdadeiramente fundamental no tratamento dos casos mais graves: o ventilador.

Porém, num país de África, a situação é dramática: o Sudão do Sul, com uma população de 12 milhões de habitantes, tem apenas quatro ventiladores, de acordo com dados recolhidos pelo Comité Internacional de Resgate. O país já registou oficialmente quatro casos de COVID-19, sem mortes registadas.

O Sudão do Sul tornou-se independente do Sudão no ano de 2011 e desde então, vive em guerra civil. Apesar de ser um país rico em petróleo, o Sudão do Sul é um dos países mais pobres do mundo, com altas taxas de mortalidade infantil e um sistema de saúde muito precário, sendo considerado um dos piores do planeta.

A entidade aponta, ainda, outros países bastante vulneráveis durante a pandemia, entre os quais estão o Burkina Faso, com 11 respiradores para uma população de quase 20 milhões de habitantes ou a República Centro-Africana, com 4.6 milhões de habitantes e três respiradores.

Fonte: CNN