Podem existir mais de 30 civilizações alienígenas na nossa galáxia

Um estudo levado a cabo na Universidade de Nottingham sugere que podem existir várias civilizações alienígenas “ativas” na Via Láctea.

O estudo utilizou uma métrica intitulada de Limite Copernicano Astrobiológico para determinar quantos planetas na nossa galáxia podem ser casa de vida inteligente alienígena e bem, pelos vistos podem existir mais de 30. Para efeitos de estudo, os investigadores assumiram que a vida se desenvolve noutros planetas de forma similar à forma de desenvolvimento na Terra e que novas espécies precisam de desenvolver em ambientes ricos em metal, tal como o humanos fizeram, devido ao metal presente no Sol.

Christopher Conselice, da Universidade de Nottingham, explicou numa conferência de imprensa que foram necessários cinco biliões de anos para se desenvolver vida inteligente na Terra e assim, “sob a pré-condição de que são necessários cinco biliões de anos para se desenvolver vida inteligente noutros planetas”, Conselice e a sua equipa estimam que “já devem existir algumas civilizações activas na nossa Galáxia”.

Conselice, que lidera a investigação, disse: “A ideia é olharmos para a evolução mas a uma escala cósmica. Chamemos a este cálculo de Limite Copernicano Astrobiológico”.

Muito interessante.