Poucas horas de sono fazem-te comer mais e engordar, de acordo com um estudo

Dormir cinco horas por dia durante uma semana de trabalho e ter acesso ilimitado a comida fez os participantes de um novo estudo liderado pela Universidade do Colorado em Boulder engordarem cerca de 1kg. O estudo, executado em colaboração com o CU Anschutz Medical Campus, sugere que as horas suficientes de sono podem ajudar a combater a obesidade.

“Penso que horas extra de sono por si só não vão ajudar a perder peso”, disse Kenneth Wright, diretor de um dos laboratórios que está a suportar o estudo. “O problema com o aumento de peso e a obesidade é muito mais complexo do que isso. Mas acho que pode ajudar. Se incorporarmos um padrão de sono saudável à perda de peso e a programas de manutenção de peso, as nossas descobertas sugerem que isso pode ajudar as pessoas a obter um peso mais saudável”.

A verdade é que de acordo com ele, é necessária mais investigação para provar essa hipótese. Investigações anteriores já haviam mostrado que falta de horas de sono pode levar ao aumento de peso mas as razões para esses quilos extra não eram claras.

Num novo estudo, publicado em março no Proceedings of the National Academy of Sciences, os investigadores constataram que ao ficarmos acordados muito tempo, acabamos por precisar de mais energia e assim, comemos. O problema é que a quantidade de comida ingerida normalmente ultrapassa as calorias que foram queimadas, promovendo um aumento de peso.

Agora já sabes: atenção às 8 horinhas de sono…