Professor explica que o distanciamento social pode prevenir 59,000 infecções

Milhões de pessoas pelo mundo fora têm recebido ordens estritas para permanecerem dentro de casa e praticar o distanciamento social, com o objectivo principal de proteger os outros e de combater o contágio do coronavírus. E para aqueles que estão a passar mal por estarem fechados em casa durante uma série de tempo, trazemos uma pequena motivação: um professor veio explicar porque é que é tão importante cumprir a quarentena e ficar em casa.

Eis a explicação do professor Hugh Montgomery:

Ele começou por sumariar o que acontecia se ele, ou qualquer outra pessoa, apanhasse uma gripe. Em conversa para o programa Dispatches, ele disse que em média, ia passar a sua gripe a 1.3 pessoas “se existisse essa divisão”. Depois, se essa pessoa passasse a outras 1.4 pessoas e isso acontecesse 10 vezes, o professor já seria responsável por 14 casos de gripe. Mas, como já sabemos, o COVID-19 não é como a gripe e é “muito, muito contagioso”.

Assim, ele explicou que cada pessoa que apanha a doença vai, em média, passá-la a três pessoas: “Isto não parece fazer muita diferença mas se essas três pessoas passarem a outras três e isso acontecer em 10 camadas diferentes, eu fui responsável por infectar 59 mil pessoas”.

Assim, uma pessoa que pratique correctamente o distanciamento social pode prevenir milhares de infecções provocadas pelo coronavírus. O que dizer?