Milhões de pessoas pelo mundo fora têm recebido ordens estritas para permanecerem dentro de casa e praticar o distanciamento social, com o objectivo principal de proteger os outros e de combater o contágio do coronavírus. E para aqueles que estão a passar mal por estarem fechados em casa durante uma série de tempo, trazemos uma pequena motivação: um professor veio explicar porque é que é tão importante cumprir a quarentena e ficar em casa.
Eis a explicação do professor Hugh Montgomery:
“If you are irresponsible enough to think that you don’t mind if you get the flu, remember it’s not about you – it’s about everybody else.”
Intensive care specialist Professor Hugh Montgomery explains why this coronavirus is different from the ordinary flu. pic.twitter.com/h9sQorHQUv
— Channel 4 Dispatches (@C4Dispatches) March 22, 2020
Ele começou por sumariar o que acontecia se ele, ou qualquer outra pessoa, apanhasse uma gripe. Em conversa para o programa Dispatches, ele disse que em média, ia passar a sua gripe a 1.3 pessoas “se existisse essa divisão”. Depois, se essa pessoa passasse a outras 1.4 pessoas e isso acontecesse 10 vezes, o professor já seria responsável por 14 casos de gripe. Mas, como já sabemos, o COVID-19 não é como a gripe e é “muito, muito contagioso”.
Assim, ele explicou que cada pessoa que apanha a doença vai, em média, passá-la a três pessoas: “Isto não parece fazer muita diferença mas se essas três pessoas passarem a outras três e isso acontecer em 10 camadas diferentes, eu fui responsável por infectar 59 mil pessoas”.
Assim, uma pessoa que pratique correctamente o distanciamento social pode prevenir milhares de infecções provocadas pelo coronavírus. O que dizer?