Programa de TV onde adultos se despem à frente de crianças causa controvérsia

Um programa de televisão dinamarquês tem estado debaixo de fogo por incluir adultos a despir-se integralmente à frente de crianças.

Ok, isto pode parecer um bocadinho estranho mas supostamente há toda uma mensagem sobre positivismo do corpo por detrás disto. O programa chama-se Ultra Strips Down e mostra adultos a despir-se num ambiente controlado à frente de crianças com idades entre os 11 e os 13 anos de idade, sendo que o objetivo do mesmo é provar de que não existe algo como um corpo “normal” e que não há um corpo “perfeito”.

O programa tem como intuito promover a positividade do corpo mas como é óbvio, algumas pessoas não têm esse ponto de vista relativamente ao mesmo.

Um episódio recente mostrou cinco pessoas de robe a entrar num auditório onde as crianças estavam, sendo que depois, despiram-se e mostraram-se disponíveis para responder às perguntas das crianças.

Algumas das perguntas foram algo como “com que idades começaste a ganhar pelos na parte debaixo do teu corpo?”, “consideras remover as tuas tatuagens?” ou “estás satisfeito com as tuas partes íntimas?”.

O programa tem sido um verdadeiro sucesso na Dinamarca, sendo que no Danish TV Festival, ganhou inclusive o prémio para Best Children’s Programme. A verdade é que assim que algumas imagens do programa foram parar ao Facebook, a história foi outra…

No Twitter, um utilizador escreveu: “O programa afirma ensinar as crianças acerca dos diversos tipos de corpos ao mostrar-lhes corpos nus de adultos…mas porquê? Porquê destruir as crianças desta maneira?”

Outra pessoa comentou: “Isto é devastador de ver. O que aconteceu à inocência da juventude?”

De acordo com os mais céticos, as crianças estão a ser expostas a este tipo de coisas “demasiado cedo”. Ainda assim, o programa televisivo prega ser um “programa educativo para crianças e famílias que podem ter uma conversa saudável sobre a forma como os seus corpos são”.

O que dizer?