Químico encontrado nos sabores dos cigarros electrónicos está ligado a doença irreversível nos pulmões

Se precisavas de outra razão para parar com o “vape”, então aqui está. De acordo com os especialistas, os cigarros electrónicos podem provocar problemas sério de saúde a longo prazo.

Os profissionais dizem que um químico presente nos sabores dos cigarros electrónicos, chamado diacetilo, pode provocar uma condição nos pulmões chamada bronquiolite obliterante, uma inflamação ao nível dos brônquios que leva a uma extrema dificuldade em respirar.

De acordo com o Business Insider, entre 2017 e 2018 houve um aumento de 78% nos utilizadores de “vape” entre os estudantes do ensino secundário, sendo que até na escola básica já se está a criar o hábito de consumir os cigarros electrónicos com sabores.

Acontece que um estudo publicado no Environmental Health Perspectives, em 2015, testou 51 cigarros electrónicos com sabores e descobriu o químico diacetilo em 39 deles.

O estudo não provou que fumar cigarros electrónicos causa, realmente, a bronquiolite obliterante, mostrou no entanto que grande parte dos sabores dos cigarros electrónicos têm, de facto, esse químico. O problema aqui é que esse mesmo químico está muito associado à condição em questão.

És adepto de cigarros electrónicos?