in

Reformado é lançado de avião depois de accionar acidentalmente a cadeira ejectora

 

Um reformado de 64 anos tinha uma lista de desejos a cumprir e entre eles, não estava voar num caça. Mas acontece que alguns colegas de trabalho lhe deram esse “presente” e ainda que ele tenha ficado hesitante, decidiu aceitar. O francês, cujo nome não foi divulgado, embarcou como passageiro num Dassault Rafale-B de treino na base aérea de Saint-Dizier, em França.

Acontece que quando o avião estava em pleno voo, a ganhar altitude, o aposentado entrou em pânico, agarrou-se ao equipamento à sua volta e acabou acidentalmente por premir o botão da cadeira ejectora do caça. De acordo com o relatório do incidente, citado pelo Metro, o reformado manifestava uma grande inquietação antes do voo, com sinais de taquicardia: os batimentos cardíacos chegaram aos 142 por minuto.

Mesmo assim, ele assumiu o risco e decidiu ir em frente…

O Dassault Rafale-B é usado pela Força Aérea da França e chega a atingir os 1.400 quilómetros por hora. O aposentado foi ejectado a uma altitude de quase 800 metros, perdendo o capacete no processo. De paraquedas, ele chegou sem ferimentos a uma área de mata perto da fronteira com a Alemanha.

O incidente, investigado pelas autoridades aeronáuticas, ocorreu em março do ano passado, mas só agora os detalhes foram divulgados.

O que dizer?