Touradas vão voltar a Espanha com novas regras mais apertadas

As touradas vão voltar a Espanha daqui a pouco tempo, depois de o governo ter definido e publicado novas regras para a ocorrência desse tipo de eventos. Quando as arenas voltarem a abrir, vai ser a primeira vez em três meses, depois de terem sido fechadas quando o Estado de Emergência foi declarado em março.

As condições para uma nova normalidade estão reunidas e o país já começou a levantar algumas restrições devido à pandemia do coronavírus, sendo que assim como um pouco por toda a Europa, o desconfinamento tem vindo a ser feito de uma forma gradual. De agordo com o que reportou o Mirror, as áreas de Espanha que já estejam na segunda fase do desconfinamento podem encher as suas arenas para 1/3 da capacidade total ou um máximo de 400 pessoas.

Na terceira fase, esta capacidade poderá aumentar para 50% ou 800 espectadores. A publicação explicou também que qualquer equipamento deve ser completamente desinfectado após a utilização, dado que algum material pode mesmo ser partilhado entre várias pessoas. As touradas deixaram de existir desde o dia 14 de março, dia em que o Estado de Emergência foi declarado, e muitas pessoas mostraram preocupação pela modalidade.

As organizações que defendem os direitos dos animais esperavam que a COVID-19 pudesse colocar um ponto final para sempre nas touradas mas a Fundación del Toro de Lidia defendeu sempre o retorno do “desporto”.