Vacas são pintadas de zebras para espantar as moscas

Muito em breve, uma série de pastos pelo mundo fora poderão estão repletos de zebras. Na verdade, zebras falsas. Um teste realizado pelo Centro de Pesquisas Agrícolas de Aichi, no Japão, pintou de zebras seis vacas. O objetivo era testar se as riscas pintadas poderiam ou não afastar moscas-de-cavalo, que costumam morder bois e vacas…

O resultado foi animador: o “efeito zebra” fez cair em quase 50% o número de ataques das moscas, de acordo com o que foi reportado pela PLOS One. As vacas “ao natural” foram mordidas 110 vezes em 30 minutos, enquanto que as vacas “disfarçadas” de zebra acabaram por ser mordidas cerca de 60 vezes no mesmo período.

De acordo com os investigadores, liderados por Tomoki Kojima, as moscas têm menos probabilidade de pousar em superfícies a preto e branco, já que a polarização da luz prejudica a sua percepção de superfície. Isto faz com que os insectos não consigam desacelerar adequadamente para pousar sobre o gado.

As moscas-de-cavalo provocam mordidas dolorosas que se transformam em feridas. Para além disso, podem transmitir doenças potencialmente perigosas…

O que dizer?