Vão ser dados cães treinados a vítimas de violência doméstica

Pois é, os corpos policiais nem sempre podem estar presentes para defender aqueles que mais necessitam e o trabalho torna-se ainda mais difícil quando falamos de violência doméstica. Assim, em Quillota, no Chile, as autoridades vão mesmo dar cães protetores – todos eles treinados – a mulheres que foram vítimas de violência doméstica.

O programa em questão foi feito para brindar estas pessoas com acompanhamento e, sobretudo, com segurança, para que nunca estejam sozinhas e para que estejam sempre protegidas em caso de reincidência por parte do seu atacante.

“A ideia surgiu de uma empresa privada que se aliou a nós e a verdade é que a ideia de dar pastores-belga a mulheres que sejam vítimas de violência doméstica para que estes a possam acompanhar, cuidar e proteger pareceu desde início fantástica”, explicou um porta-voz da entidade responsável.

De acordo com La Estrella de Quillota, o município encontra-se agora a pensar na melhor forma de financiar este projeto e a fazer uma seleção de pessoas que poderam ser beneficiadas por um destes cães. Isto representa sempre custos elevados, uma vez que estamos a falar de animais de uma raça especial que precisam de treino para que possam obedecer à futura dona em qualquer momento.

Agora, que parece muito interessante, lá isso parece.

O que dizer da medida?