Vladimir Putin, presidente da Rússia, rasga Greta

Vladimir Putin, presidente da Rússia, rasga Greta

Vladimir Putin criticou mesmo a jovem Greta Thunberg, afirmando que a adolescente está a ser usada. O presidente da Rússia teceu comentários sobre Greta depois do seu famoso discurso às Nações Unidas na semana passada, onde criticou os principais líderes mundiais pela sua falta de acção no que toca a lutar contra as alterações climatéricas.

Foi numa conferência sobre a energia em Moscovo que Putin afirmou que a jovem de 16 anos de idade devia ir explicar aos países em desenvolvimento porque é que eles devem continuar a viver na pobreza. Numa sessão intitulada Energy Partnership for Sustainable Growth, ele disse: “Peço desculpa desapontar-vos mas não partilho a excitação comum acerca do discurso de Greta Thunberg…”

“Ninguém explicou a Greta que o mundo moderno é complexo e diferente e… as pessoas em África ou em muitos países asiáticos querem viver com as mesmas condições socioeconómicas do que na Suécia”, disse o presidente.

“Ela que explique as países em desenvolvimento porque é que eles devem continuar a viver na pobreza e não serem como a Suécia”, disse. Putin diz acreditar que estão a “utilizar a criança” e que “pessoas tão jovens não devem ser envolvidas em situações tão extremas”.

O que dizer?